Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade

Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Piedade

Orago: Nossa Senhora da Piedade

Antiga povoação de Pedela (segundo P. Leal) depois do séc. XV passou a designar-se de Aldeia da Cruz. A pequena povoação foi-se desenvolvendo e após as invasões francesas, que devastaram o concelho, reergueu-se mais rapidamente que a sede, o antigo burgo de Ourém. Os habitantes começaram então a pensar na autonomia e em 1824 requereram ao Governo a desanexação obrigando-se a pagar ao pároco, na condição de ser apresentado por eles e confirmado pelo bispo de Leiria (v. escritura do notário Joaquim Maria da Costa, lavrada a 20 de dezembro de 1823). Ouvidas as partes envolvidas e ultrapassados vários entraves, em 2 de dezembro de 1828 a paróquia estava já criada, como o comprova o termo de abertura do primeiro livro de batismos. Por decreto de 29 de agosto de 1829 foi apresentado o primeiro pároco, o padre Domingos António de Almeida, AC refere que não chegou a tomar posse por ter sido preso, por intrigas e denúncias que entretanto contra ele surgiram. Foi só então que por decreto de 29 de março de 1831 foi nomeado novo cónego, frei António de São Bernardino Pereira Ribeiro da Fonseca que assina o primeiro assento de batismo em 20 de novembro de 1831, como cónego vigário. O padre Domingos António de Almeida começa a assinar os assentos a partir de 9 de março de 1834, ainda com o referido cónego vigário e a partir de 2 de junho do mesmo ano, sozinho, como vigário encomendado.

A matriz inicial foi a antiga capela de Nossa Senhora da Piedade. Em 21 de agosto de 1861 foi começada a construção de novo templo, a capela do Santíssimo, por iniciativa do padre José Cipriano Borga, que já tinha dotado a paróquia com um grande cemitério, concluído em 1859, benzido em em 8 de setembro desse ano. A nova capela foi benzida em 20 de outubro de 1867. A antiga capela de Nossa Senhora da Piedade foi demolida e no mesmo local construída a nova igreja que veio a ser benzida em 24 de novembro de 1873.

Aldeia da Cruz foi sede do antigo concelho de Ourém a partir de 1834, concelho que, com o decreto de 6 de novembro de 1836, passa a ter essa designação. Com a elevação de Aldeia da Cruz a vila, em 23 de setembro de 1841 (DG n.º 247), com a designação de Vila Nova de Ourém, assim se passa a designar o concelho que pela Lei n.º17/91, de 8 de junho recupera a anterior designação, Ourém. As freguesias anteriormente designadas Ourém e Aldeia da Cruz, posteriormente Vila Nova de Ourém passam a designar-se Nossa Senhora das Misericórdias (Ourém), Nossa Senhora da Piedade (Ourém), respetivamente.

No brasão da porta principal estão inscritas, em latim, as palavras iniciais da oração mariana mais antiga da Igreja:

"À vossa proteção nos acolhemos,
Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades;
mas livrai-nos de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita."


Atualmente pertence à diocese de Leiria-Fátima, arciprestado de Ourém.


informação retirada de https://digitarq.adstr.arquivos.pt/details?id=1005122


© 2024 Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia