Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade

A Piedade é Multicultural - Agenda 2030

A UNESCO celebra a 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, tendo a Assembleia Geral das Nações Unidas declarado pela primeira vez este Dia Mundial em 2002, após a adoção, pela UNESCO, da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural de 2001.

Com a adoção, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas e da Resolução A/C.2/70/L.59 sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é mais importante do que nunca. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser alcançados aproveitando o potencial criativo das diversas culturas do mundo e criando o diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade se beneficiem do desenvolvimento sustentável. 

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é uma oportunidade ​para promover a cultura e destacar o significado de sua diversidade como agente de inclusão e mudança positiva, e refletir sobre como estas contribuem para o diálogo, a compreensão mútua e os vetores sociais, ambientais e económicos do desenvolvimento sustentável.

A freguesia de Nossa Senhora da Piedade tem atraído nos últimos anos, pessoas de diversas nacionalidades e culturas, sendo visível nas ruas, nas escolas e no aparecimento de novos negócios, essa realidade.

De acordo com os últimos dados, residem pessoas de 71 nacionalidades diferentes no concelho de Ourém, e os imigrantes representam 5% da população do concelho. Desse número, há nacionalidades que se destacam e que residem na freguesia de Nossa Senhora da Piedade como a brasileira, ucraniana, romena, mas também encontramos franceses, espanhóis, chineses, indianos, paquistaneses e angolanos.

É claro que a diversidade cultural não é em si um fator de paz e de progresso, mas requer uma aprendizagem para (re)conhecer o valor escondido em cada cultura.

Com esse objetivo, a Junta de Freguesia assinalou o dia, com uma atividade a acontecer no digital, para promover a sensibilização para estas questões e dar a conhecer a cada habitante da nossa freguesia, um pouco mais das nacionalidades presentes, no reconhecimento de um princípio ético e político de igual respeito pelas identidades culturais e tradições.

Já estamos a preparar o 21 de maio de 2023! 


  • Morada:Ourém

© 2024 Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia