O jazigo do Barão de Alvaiázere
Construído no início do século XX, foi neste jazigo que o corpo de Jacinta Marto foi sepultado após a sua morte, em 1920, sendo transladado em 1935 para o Cemitério Municipal de Fátima. Propriedade da família do Barão de Alvaiázere, foi projetado pela Oficina Korrodi.
Barão de Alvaiázere é um título nobiliárquico criado por D. João VI de Portugal, por Decreto de 6 de Fevereiro de 1881, em favor de Manuel Vieira da Silva Borges e Abreu. Nasceu em Vila Nova de Ourém, Portugal, em 11 de novembro de 1753. Formou-se em medicina na Universidade de Coimbra. Exerceu a profissão em sua cidade natal até ser nomeado médico da Real Câmara e físico-mor do Reino. Em 1808 veio para o Brasil com a família real, sendo designado provedor de saúde da Corte e Estado do Brasil. Fidalgo da Casa Real e do conselho de D. João, em 1818 recebeu o título de primeiro barão de Alvaiázere. Em 1821 regressou a Portugal junto com D. João VI. Morreu em Aldeia da Cruz, em 17 de novembro de 1826.
O Memorial Jacinta Marto foi inaugurado neste local em 2008.
© 2024 Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional