Flash de Notícias

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém, informa que, por deliberação tomada no passado dia 14 de Junho 2014 e para uma maior funcionalidade, a reunião pública passa a realizar-se na primeira quarta-feira de cada mês, às 18h30.
 
Início seta Instituição seta Junta Freguesia seta Votos de Pesar seta Voto de Pesar a Mário Alberto Nobre Lopes Soares
Voto de Pesar a Mário Alberto Nobre Lopes Soares PDF Imprimir e-mail
VOTO DE PESAR | 5-2017
ASSUNTO: Mário Alberto Nobre Lopes Soares

ENQUADRAMENTO

Faleceu no pretérito dia 7 de Janeiro do corrente, com a bonita idade de 92 anos, Mário Alberto Nobre Lopes Soares.
Mário Soares, para além de advogado e professor, foi sobretudo um político de profissão e vocação, foi co-fundador do Partido Socialista, tendo o seu percurso político se iniciado nos grupos de oposição ao Estado Novo, actividades que levariam o governo de Salazar a prendê-lo 12 vezes, cumprindo um total de cerca de quatro anos de cadeia, e a deportá-lo sem julgamento para a ilha de São Tomé, em 1968, onde permaneceu até o governo de Marcello Caetano lhe permitir o exílio em França, em 1970.
No processo de transição democrática subsequente ao 25 de Abril de 1974, afirma-se como líder partidário no campo democrático, sendo ainda Ministro de alguns dos governos provisórios.
Foi também Primeiro-Ministro dos I, II e IX governos constitucionais, acompanhando o processo de construção de políticas sociais pré-adesão às Comunidades Europeias.
E foi graças ao seu empenhamento esmerado e à sua luta resiliente pela entrada de Portugal na então denominada Comunidade Económica Europeia, que, em 12 de Junho de 1985, assina nos Jerónimos o Tratado de adesão de Portugal à CEE.
Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996, Mário Soares é considerado, com toda a propriedade, um dos principais obreiros da liberdade, da democracia pluralista e da integração europeia do nosso país.
Assim, é com um grande sentimento de perda, que se propõe um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares.
 
Ourém, 18 de Janeiro de 2017

O Secretário independente do MOVE
João Carlos de Jesus Pereira
 
(Aprovado por unanimidade) 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2017 Freguesia de N.ª S.ª da Piedade